Durante discurso na Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (23), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmando que o brasileiro “parece um bom homem” e revelou que ambos devem se encontrar na próxima semana.
“Nos abraçamos e combinamos de nos encontrar, se isso for do interesse. Mas ele pareceu um bom homem, muito agradável”, disse Trump, ao comentar brevemente o encontro informal com Lula em Nova York.
O republicano ressaltou que só costuma negociar com líderes dos quais gosta — declaração que marca a primeira menção direta a Lula desde que os dois retornaram ao poder, Trump em 2025 e Lula em 2023.
O tom ameno contrasta com as recentes tensões entre os dois países, especialmente após a nova rodada de sanções dos EUA contra autoridades brasileiras, e a imposição de tarifas de até 50% sobre produtos do Brasil, anunciadas como resposta a supostas interferências nos “direitos dos americanos”.
Mais cedo, Lula criticou em seu discurso de abertura da Assembleia medidas unilaterais e sanções consideradas arbitrárias, embora sem citar diretamente os Estados Unidos ou Trump.
O possível encontro entre os dois líderes ocorre num momento de instabilidade nas relações bilaterais e pode indicar uma tentativa de distensionamento, ao menos no plano diplomático.
Confira abaixo o que falou Trump sobre Lula e o Brasil:
“O Brasil agora enfrenta grandes tarifas em resposta a seus esforços sem precedentes para interferir nos direitos e nas liberdades de nossos cidadãos americanos e de outros, com censura, repressão, uso político das instituições, corrupção judicial e perseguição a críticos políticos nos Estados Unidos. Eu tenho um pequeno problema em dizer isso, porque devo contar a vocês: eu estava entrando e o líder do Brasil estava saindo. Nós nos vimos, eu o vi, ele me viu, e nós nos abraçamos. E aí eu penso: “Vocês acreditam que vou dizer isso em apenas dois minutos?” Nós realmente combinamos de nos encontrar na próxima semana. Não tivemos muito tempo para conversar, uns 20 segundos. Eles foram, eles foram… em retrospecto, fico feliz de ter esperado, porque essa coisa não deu muito certo, mas nós conversamos, tivemos uma boa conversa e combinamos de nos encontrar na próxima semana, se isso for de interesse, mas ele pareceu um homem muito agradável. Na verdade, ele gostou de mim, eu gostei dele.”