Nesta terça-feira (21), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 162 metros cúbicos de madeira transportada de forma irregular durante ações de fiscalização realizadas na BR-155, nos municípios de Marabá, Sapucaia e Redenção, no Pará.
A primeira abordagem ocorreu por volta das 11h30, em Marabá, quando os agentes fiscalizaram uma carreta Volvo/FH 440 que transportava 41 m³ de madeira serrada. Após inspeção, foi constatada divergência entre o volume e as espécies descritas nos documentos florestais apresentados.
Mais tarde, por volta das 15h30, no quilômetro 142 da BR-155, em Sapucaia, uma carreta Iveco/Stralis foi flagrada transportando 64 m³ de madeira da espécie Acapu, cuja extração é proibida por lei. A carga não possuía documentação florestal válida.
A terceira apreensão ocorreu por volta das 18h30, em Redenção, onde uma carreta Volvo/NL12 foi abordada transportando 57 m³ de madeira em toras da espécie Teca. Assim como nas demais ocorrências, os condutores não apresentaram documentos que comprovassem a origem legal do material.
Diante das irregularidades, as cargas foram apreendidas e encaminhadas às autoridades ambientais competentes. Os motoristas assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e se comprometeram a comparecer em juízo quando convocados, em tese, por crime ambiental.
Foto: Divulgação / PRF
Fonte: Polícia Rodoviária Federal



