Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que não irá adiar o prazo de imposição da tarifa de 50% sobre exportações de seus parceiros comerciais, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), afirmou que o governo brasileiro está aberto a negociações, no entanto, “sem qualquer contaminação política ou ideológica”.
Ambas as declarações aconteceram neste domingo (27).
“Desde o anúncio das medidas unilaterais feito pelo governo norte-americano, o governo brasileiro, por orientação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vem buscando negociação com base em diálogo, sem qualquer contaminação política ou ideológica”, declara a nota do MDIC.
O governo brasileiro afirmou que pretende fortalecer a parceria entre as nações, mas sem interferir na soberania nacional.
“O Brasil e os Estados Unidos mantêm uma relação econômica robusta e de alto nível há mais de 200 anos. O governo brasileiro espera preservar e fortalecer essa parceria histórica, assegurando que ela continue a refletir a profundidade e a importância de nossos laços”, disse.