A Polícia Civil da Paraíba deflagrou, nesta sexta-feira (25), a Operação Crimen Purgatio para combater uma facção criminosa que expulsava moradores de condomínios no Bairro das Indústrias, em João Pessoa. A investigação revelou que os traficantes intimidavam famílias, usando agressões e ameaças de morte para forçar a desocupação de apartamentos. Em seguida, os imóveis eram alugados, e os valores repassados ao tráfico de drogas.
O delegado Allan Murilo Terruel, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), explicou que as ações criminosas incluíam surras em moradores que se recusavam a colaborar com o tráfico. “Denúncias registram que alguns traficantes dominam essas áreas em alguns condomínios periféricos da cidade e depois desse domínio, alguns moradores que não compactuam e não se sujeitam a esse comando são expulsos. Muitas vezes expulsos com base em surras, em ameaças”, afirmou.
As investigações apontam que os traficantes utilizavam os apartamentos como fonte de lucro para financiar a compra de drogas e armas. “Esse é mais um recurso econômico que ele vai se valer para conseguir comprar droga, arma e movimentar uma indústria de violência nessas áreas”, destacou o delegado.
A operação cumpriu dez mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara de Garantias da Capital, nos residenciais Canaã e São Rafael. A Polícia Civil apreendeu drogas, celulares, balanças de precisão, cadernos de anotações e documentos que serão analisados para aprofundar a investigação.
As denúncias que levaram às ações chegaram à polícia por meio do Disque Denúncia 197 e também do Ministério Público.