Após morte de jovem, secretário Welison Silveira determina mudanças estruturais no Parque da Bica: “Estamos reforçando tudo”

O secretário de Meio Ambiente de João PessoaWelison Silveira, anunciou um pacote de reforço na segurança do Parque Arruda Câmara (Bica), após a morte do jovem Gerson de Melo Machado, de 19 anos, atacado por uma leoa no último domingo (30). As medidas foram detalhadas durante entrevista ao programa Correio Debate, da rádio Correio 98 FM.

Segundo o secretário, a prefeitura iniciou uma revisão completa dos protocolos internos. Entre as ações imediatas, estão a instalação de câmeras com tecnologia de inteligência artificial, reforço das telas de proteção nos recintos, especialmente o dos animais de grande porte, e ampliação da sinalização alertando sobre riscos. “São medidas para evitar qualquer nova tragédia e ampliar a segurança de visitantes e funcionários”, afirmou.

A bióloga Marília Maia, responsável pelo setor técnico, explicou que o ataque foi uma reação instintiva do animal diante de um intruso em seu espaço. Ela descartou qualquer possibilidade de eutanásia da leoa Leona. “Ela apresentou um comportamento natural da espécie. Em nenhum momento se cogitou abater o animal”, disse.

O caso levou o Ministério Público da Paraíba (MPPB) a instaurar uma Notícia de Fato para acompanhar as providências adotadas pelos órgãos competentes. Gerson morreu após escalar uma parede de mais de seis metros, ultrapassar a grade de proteção e entrar no recinto usando uma árvore como apoio. O episódio ocorreu em pleno horário de visitação e foi registrado por turistas, provocando comoção e questionamentos sobre a segurança do parque.

A tragédia também reacendeu o debate sobre o histórico de vulnerabilidade do jovem, que já havia passado por instituições de acolhimento, enfrentava episódios de surto e tinha uma ordem judicial de internação publicada apenas um dia depois de sua morte.

Com o caso sob investigação e a repercussão nacional, a prefeitura diz trabalhar para evitar novos riscos e garantir que o parque possa continuar funcionando com maior controle e prevenção.

FONTE83