A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) voltou a destacar, junto a prefeitos e prefeitas paraibanos, o papel estratégico do Catálogo Federativo, plataforma do Governo Federal que reúne, em um só ambiente, informações, orientações e ferramentas essenciais para que os municípios tenham acesso mais rápido e eficiente a programas, recursos e ações federais.
A entidade aponta que o Catálogo funciona como um verdadeiro guia prático de gestão pública, facilitando a rotina dos gestores ao centralizar dados sobre políticas públicas, formas de financiamento, procedimentos para celebração de convênios, capacitações e exemplos de boas práticas adotadas com sucesso em outras cidades do país.
No portal, é possível encontrar:
- Informações detalhadas sobre programas e projetos federais;
- Orientações claras sobre como obter recursos financeiros e técnicos;
- Guias para convênios e parcerias;
- Cursos e materiais de capacitação para equipes técnicas;
- Sistemas informatizados que integram as esferas governamentais;
- Exemplos reais de iniciativas municipais bem-sucedidas.
Para a Famup, o objetivo é simples e direto: desburocratizar o caminho dos municípios e fortalecer a integração entre União, estados e municípios na construção de políticas públicas mais eficientes.
A retomada das Caravanas Federativas também reforça essa aproximação. Agora com novo formato e a participação ampliada de movimentos sociais, gestores federais, prefeitos e vice-prefeitos, a iniciativa busca promover debates mais específicos, ampliar o intercâmbio de experiências e potencializar estratégias para desenvolvimento local. Nesse cenário, o Catálogo Federativo se consolida como ferramenta essencial para orientar e facilitar o acesso a todas essas oportunidades.
O presidente da Famup, George Coelho, destacou que o uso da plataforma deve fazer parte do dia a dia das administrações municipais.
“A Cartinha Federativa e o Catálogo representam oportunidades concretas para os municípios avançarem. É fundamental que os gestores conheçam de perto o que o Governo Federal tem a oferecer, porque isso garante mais agilidade na busca por recursos e fortalece o desenvolvimento local.”
A Famup recomenda que prefeitos, prefeitas e suas equipes técnicas explorem o Catálogo Federativo e utilizem suas funcionalidades como apoio contínuo na formulação e execução de políticas públicas que melhorem a vida da população e impulsionem o desenvolvimento regional.





