Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 12, mostra estabilidade na popularidade do governo Lula, com pequeno crescimento do índice de rejeição, ocorrido dentro da margem de erro.
Segundo o levantamento, a desaprovação ao governo passou de 49% em outubro para 50% em novembro, enquanto a aprovação caiu de 48% para 47%. A diferença, que era de um ponto, agora é de três pontos, o que ainda configura uma situação de empate.
Entre os eleitores considerados independentes, a situação do presidente piorou. Entre outubro e novembro, o percentual de desaprovação saltou de 48% para 52%. Já o de aprovação caiu de 46% para 43%. O saldo negativo nesse recorte do eleitorado, que era de dois pontos, agora é de nove pontos.
O curioso é que a imagem do governo melhorou entre eleitores que se declaram bolsonaristas, com a desaprovação caindo de 89% para 83%, e a aprovação passando de 9% para 14%.
Quadro estável
Entre outubro e novembro, a avaliação negativa do governo oscilou de 37% para 38%, e a positiva de 33% para 31%, ambos os movimentos dentro da margem de erro. Situação parecida ocorreu quando a Genial/Quaest fez perguntas específicas sobre Lula.
Em novembro, 49% disseram que o presidente não é bem intencionado, e 44% responderam o contrário. Em outubro, havia empate entre os dois grupos, em 47%. Para 63%, o presidente não tem conseguido cumprir as metas de campanha, o mesmo percentual de outubro.
Interrupção
Desde maio, a desaprovação ao governo vinha caído graças à queda no preço dos alimentos e à resposta de Lula ao tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o objetivo, entre outros, de livrar Jair Bolsonaro de uma condenação por tentativa de golpe decretada pelo Supremo Tribunal Federal.
Entre outubro e novembro, o fato novo no noticiário foi a operação policial realizada no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho, que resultou na morte de 121 pessoas. A ação devolveu a questão da segurança pública, um ponto de fragilidade da gestão Lula, ao centro do debate político.
De acordo com a Genial/Quaest, a avaliação do governo federal na área da segurança pública é considerada positiva por 26%, regular por 36% e negativa por 34%. Já a atuação dos governadores nessa seara é um pouco melhor: 35% de positivo, 35% de regular e 27% de negativo.
Veja





