Nova etapa da Adutora do Pajeú amplia segurança hídrica no semiárido paraibano

As obras da Adutora do Pajeú avançam em ritmo acelerado e, nesta semana, começaram as escavações do trecho que vai interligar os municípios de Matureia e Teixeira, na Paraíba. A iniciativa integra o conjunto de ações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para ampliar a segurança hídrica no Sertão, levando água de qualidade para consumo humano e fortalecendo o desenvolvimento local.

A Adutora do Pajeú é uma das principais estruturas de distribuição de água do Nordeste. Ela capta recursos hídricos do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) e abastece dezenas de cidades em Pernambuco e na Paraíba. No total, cerca de 290 mil pessoas serão beneficiadas, em uma região marcada historicamente pela seca.

O secretário Nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Viera, destaca que, com esse novo avanço, o Governo Federal reforça o compromisso de levar água a quem mais precisa. “Cada novo trecho concluído representa água de qualidade chegando às torneiras das famílias e mais oportunidades de desenvolvimento para os municípios atendidos. A Adutora do Pajeú é fundamental para ampliar a utilização da infraestrutura do PISF, otimizando o transporte da água do Eixo Leste e expandindo sua capilaridade”, destacou o secretário Nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Viera.

Caminho das Águas

No fim de agosto, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, esteve na região para inaugurar uma das etapas do empreendimento, em celebração ao programa Caminho das Águas. A iniciativa mostra os resultados concretos da chegada da transposição do São Francisco a comunidades que por anos conviveram com a escassez.

“A Adutora do Pajeú é um símbolo da transformação que o Projeto de Integração do Rio São Francisco vem promovendo no Semiárido. Estamos garantindo dignidade, segurança hídrica e novas oportunidades de desenvolvimento para milhares de famílias”, afirmou o ministro Waldez Góes.

Ascom Gov.br