Convênio entre Prefeitura de Sumé e Hospital Laureano vai garantir mais exames e diagnósticos à população

A Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira, 2, uma reunião com a direção do Hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento do câncer na Paraíba para acordar o início de uma parceria que vai ampliar o acesso a exames e procedimentos especializados para os moradores do município de Sumé.

Estiveram presentes, a secretária de Saúde, Niedja Rodrigues, que esteve representando o prefeito Manezinho Lourenço, a ex-deputada federal, Edna Henrique, representando o deputado estadual Michel Henrique, diretores do Hospital Laureano – presidente da Fundação, Marcelo Pinheiro de Lucena, o conselheiro, José Pereira da Costa, e o assessor jurídico, Sérgio Calixto. Também participaram, o presidente da Câmara de Vereadores, Jefferson Menezes, o vereador Arymatéia Silva, que é autor do projeto de lei que reconhece o Hospital Laureano como utilidade pública em Sumé, e ainda José Antônio Fernandes, Bruno Duarte e Damião Rildo.

Durante o encontro, a secretária Niedja Rodrigues entregou à ex-deputada Edna Henrique um ofício solicitando uma van para o transporte diário de pacientes em hemodiálise para Campina Grande e Monteiro. Uma demanda articulada pelo vereador Arymatéia e encaminhada ao deputado Michel Henrique. Edna Henrique confirmou o pleito e destacou o compromisso de sua família com a saúde do Cariri: “Fico feliz demais com esse trabalho contínuo, agora representado pelo meu filho. Trazer benefícios para Sumé nos enche de alegria”, declarou.

O presidente do Hospital Laureano, Marcelo Pinheiro, celebrou a parceria: “É um dia muito importante. O Laureano precisava estar presente em Sumé, onde já vemos ações importantes na saúde da população. Essa união vai aumentar os atendimentos em exames como ressonâncias, mamografias e tomografias. Agradeço ao prefeito, à secretária, aos vereadores e a todos que estão ajudando a fortalecer nosso trabalho com os pacientes oncológicos de Sumé, e, em breve, com a inauguração da unidade em Serra Branca”, disse.

A secretária Niedja Rodrigues reforçou o empenho da gestão: “Estamos organizando toda a logística para que exames de média e alta complexidade, como tomografias, ressonâncias e PET scans, comecem o quanto antes. A meta é consolidar essa parceria já em setembro, trazendo mais agilidade, qualidade e custos acessíveis aos pacientes de Sumé”, informou.

O vereador Arymatéia destacou a lei aprovada pela Câmara: “É uma honra receber os diretores do Laureano aqui. Essa lei de utilidade pública fortalece nossa relação com o hospital e abre portas para emendas que beneficiem a população. A van para hemodiálise, com o apoio do deputado Michel, é mais uma conquista”, disse.

A reunião reforçou a importância da união entre Executivo e Legislativo em prol da saúde pública, ampliando as possibilidades de acesso a tratamentos especializados e melhorando a qualidade de vida dos usuários do SUS em Sumé.

Fonte: Ascom PMS