Motoristas da Guanabara paralisam atividades e deixam passageiros prejudicados

Os trabalhadores da empresa de ônibus Expresso Guanabara entraram em greve por tempo indeterminado em toda a Paraíba a partir desta segunda-feira (30). A paralisação ocorre após a falta de acordo nas negociações com a companhia, conforme informou Roni Nunes, presidente do sindicato dos motoristas. Turistas e visitantes de vários estados do país não puderam voltar aos seus estados.

De acordo com Roni Nunes, a decisão de iniciar a greve foi tomada em assembleia com os trabalhadores, que aprovaram o indicativo e a publicação do edital de paralisação.

O presidente do sindicato ressaltou que a empresa não demonstrou abertura para negociar as reivindicações da categoria, o que levou à interrupção das atividades após o prazo de 72 horas exigido por lei.

As principais reivindicações dos trabalhadores da Expresso Guanabara são:

  • Reajuste salarial mínimo de 8%;
  • Fim do banco de horas;
  • Concessão de vale-alimentação por 12 meses;
  • Igualdade no plano de saúde para todos os funcionários, seguindo as mesmas regras dos colaboradores mais antigos.

Impacto da paralisação nos serviços da Guanabara

Passageiros que dependem dos serviços da Guanabara ficaram prejudicados na manhã desta segunda-feira onde muita gente precisava retornar a Capital ou retornar para o interior e outros estados do país. No dia de ontem milhares de pessoas estavam em João Pessoa para participar do concurso da Prefeitura Municipal de João Pessoa e quem deixou para retornar hoje ficou prejudicado.

Esses passageiros devem buscar informações atualizadas sobre a situação das linhas e possíveis alternativas de deslocamento. O sindicato aguarda um posicionamento da empresa para retomar as negociações e buscar uma solução para o impasse.